Recife terá 170 postos para vacinação contra polio e sarampo

Cerca de 170 postos de saúde no Recife estarão ofertando as doses das vacinas contra poliomielite e sarampo a partir da próxima segunda-feira (6). De acordo com a Prefeitura, a Campanha Nacional de Vacinação tem a meta de imunizar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças, com idade entre um e cinco anos, residentes na capital pernambucana. A campanha, que será realizada até o dia 31 de agosto, terá o seu Dia D a ser realizado no próximo dia 18. Segundo a Prefeitura do Recife, a vacinação em postos de saúde incluem as Upinhas e as unidades básicas tradicionais e Policlínicas.

 O Secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, explica que devem ser vacinadas as crianças que estão dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, já que o objetivo é reduzir os riscos para a reintrodução dessas doenças. Também é recomendado que, no dia da vacinação, os pais ou responsáveis levem a caderneta de imunização das crianças, para que os profissionais de saúde possam avaliar a situação de vacinação e fazer o esquema necessário.

 Durante a campanha, poderão ser aplicadas a vacina inativada da poliomielite (VIP - injetável) ou a vacina oral da poliomielite (VOP). A injetável deve ser feita em crianças que nunca tomaram a vacina antes. Para as que tem uma ou mais doses de qualquer tipo de vacina contra poliomielite, deve ser feita a dose oral. Já no caso do sarampo, o imunizante é a vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e rubéola. “A tríplice deve ser aplicada em todas as crianças com ou sem histórico vacinal, exceto se a última dose tenha sido há menos de 30 dias”, pontua Ana Catarina, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

Categoria:Noticias Gerais

Deixe seu Comentário